Gostou de algum artigo? Quer usar alguma imagem ou post? Clique aqui e saiba como fazer:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Softwares de gerenciamento de bibliotecas.

Pra quem é viciadinho na sua biblioteca particular e gosta de tudo (excessivamente) organizadinho, assim como eu, existem vários softwares desenvolvidos para o gerenciamento dos nossos precious.

Entretanto, são vários os softwares disponíveis apenas para teste. Depois de trinta dias, a versão de teste expira e, se você quiser continuar com o software, precisa pagar por ele.

Mas também existem free softwares que possibilitam que você gerencie sua biblioteca particular de maneira satisfatória, ainda que os recursos não sejam cheios de efeitos especiais e fru-frus...

Já experimentei o Libra, que permite que você busque informações na internet: o próprio programa baixa as informações e a imagem do livro - algumas imagens são bem ruins. E não gostei muito da maneira como o desenvolvedor elaborou o "visual" do programa.

Em teoria, o Libra exibe os livros na "prateleira" do programa. Mas eles ficam expostos de frente, e não de ladinho, como numa estante verdadeira. Ah, sou old school, qualé kkkkk, gosto das coisas do jeito antiquado rs.

O meu software é o BookDB2. Simples de tudo, sem fru-fru, com cara de hospital, mas tem tudo o que eu preciso - inclusive histórico de empréstimos de livros e devoluções. A interface é bem intuitiva. Ou seja, você não fica quebrando a cabeça pra aprender a mexer na birosca. Só que eu tive que entrar com todas as informações dos livros. A função de procurar o livro pelo ISBN na internet não funciona de maneira desejada. Mas tô nem aí, adorei ir cadastrando um por um dos meus filhotes.

Assim que eu puder, posto prints do programa, com o link pra baixar. Daí, vocês podem avaliar se é o suficiente pro que vocês estão procurando.

Caso você esteja procurando por um software que gerencie sua biblioteca particular, procure pela tag BIBLIOTECA e LIVROS em:

www.superdownloads.com.br
www.baixaqui.com.br

Se você escrever só "biblioteca", ele vai fornecer links pra softwares que gerenciam coleções de CDs e DVDs, táááám?

Beijos, benhês.

3 comentários:

Dan Silva disse...

Po, Lu, é uma boa um programa desse hein, curti. Nem sabia que existia, vou procurar saber sobre para cadastrar minhas crianças também, kkkkkkkkkk, não são muitas, mas gostaria de cadastra-las.

;)

Thiago disse...

Lu tem também o minibiblio que é muito bom. é bem simples também. talvez mas simples que o BookDB2 (num sei pq nunca usei esse hehe)
Feliz Ano Novo! =D

Xero.

Anônimo disse...

lu vc sabe de algum programa para usar na biblioteca municipal a qual trabalho, um gratuito para fazwer cadastro de leitores, e numero de inscriçao bjs