Gostou de algum artigo? Quer usar alguma imagem ou post? Clique aqui e saiba como fazer:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

domingo, 4 de julho de 2010

Marcada (P.C. Cast & Kristin Cast) - uma revival de Harry Potter versão vampírica?


Ficha técnica:

CAST, P. C. e CAST, Kristin. Marcada. Osasco: Novo Seculo, 2009. (Col. House of the Night - vol 1)

Resumo com spoilers:

O livro conta a história de Zoey, uma menina de dezesseis anos que é marcada como vampira e tem que deixar sua casa e escola para morar na Morada da Noite, uma espécie de internato para a formação e educação de vampiros novatos. A mãe e o padrasto de Zoey não conseguem lidar muito bem com essa mudança, mas Zoey recebe ajuda e conforto da avó Sylvia Redbird, descendente de Cherokees e uma mulher considerada muito sábia. Na nova escola, Zoey acaba fazendo novos amigos e inimigos e começa a aprender como o mundo dos vampiros funciona. Entrentanto, Zoey é diferente dos novatos, pois sua marca é mais desenvolvida do que a marca de todos os outros vampiros adolescentes. Já no primeiro livro, ela disputa a atenção de Erik, o vampiro mais bonito da escola, com Aphrodite - a líder de uma espécie de irmandade chamada Filhas das Trevas. Á medida em que o tempo passa, Zoey vê alguns de seus colegas rejeitarem a Transformação e morrerem, além de ter que tomar uma decisão importante que vai influenciar na organização das Filhas das Trevas.

***************************************

Pseudo-resenha com spoilers:

Peço desculpas a quem não gosta e não leu Harry Potter ainda, mas vou usar a história de HP pra fazer uma aproximação com a história da coleção House of Night. Se você leu HP, vai sentir que não está lendo uma história muito diferente ao ler Marcada. Assim como em Harry Potter, a personagem principal de House of Night passa por uma reviravolta em sua vida quando se vê marcada por um vampiro Rastreador, e tem que deixar a vida á qual estava acostumada - não que ela vivesse feliz demais: sua mãe tinha se casado com seu padrasto há três anos e desde então vivia mais para o marido do que para os filhos, sua melhor amiga Kayla era fútil e seu quase-namorado vinha bebendo demais na sua opinião.

Assim como Harry Potter, Zoey deixa a sua casa, com todos os seus problemas, para viver em uma escola/internato e ali acaba conhecendo as pessoas que vão ser seus melhores amigos - e seus piores inimigos. Assim como em Hogwarts, os alunos da Morada da Noite também tem seus professores monitores. Se em A Pedra Filosofal os humanos, ou trouxas, não têm conhecimento do mundo dos bruxos, em House of Night os humanos sabem da existência dos vampiros e do internato, mas não se misturam. Se em A Pedra Filosofal, Harry Potter tem que lidar com a curisiodade dos colegas bruxos a respeito de sua cicatriz em forma de raio, Zoey tem a mesma experiência com sua marca de vampira: embora todos os vampiros tenham a marca da meia-lua, a de Zoey é especial porque sua marca é uma lua cheia completa - o que só ocorre após anos de preparação e estudos. Em Harry Potter, os alunos são separados por "casas", e em House of Night os alunos são distinguidos pelo ano em que estudam. Se em A Pedra Filosofal, Harry Potter conta com a ajuda de Rony e Hemione para sair vitorioso de sua primeira e perigosa aventura contra Lord Voldemort, Zoey também conta com seus amigos Stevie Rae, Damien, Erin e Shaunee fazer o que sua inimiga Aphrodite não foi capaz de fazer: manter os espíritos invocados por Aphrodite durante um ritual sob controle. Desse modo, Aphrodite é destituída da liderança da irmandade Filhas e Filhos das Trevas, e Zoey toma o seu lugar.

Os personagens de Harry Pottter podem ser comparados aos de House of Night. Neferet, a Grande Sacerdotisa da Morada da Noite, é a professora responsável por Zoey. Lembra o papel de Dumbledore, o grande mentor de Harry Potter e diretor de Hogwarts. Aphrodite é uma espécie de Draco Malfoy de Harry Potter em versão feminina: loira, linda, filha do prefeito da cidade de Tulsa, onde fica a Morada da Noite, e totalmente inescrupulosa. Tem sede de poder e faz de tudo para manter-se como a líder das Filhas das Trevas. Além de antagonizar com Zoey pela disputa de liderança da irmandade Filhas e Filhos das Trevas, ela ainda disputará com Zoey a atenção do menino mais bonito da escola, Erik Night - que jura de pés juntos que não quer mais nada com Aphrodite e só tem olhos para Zoey, a quem chama de Z. Até os animais estão presentes em House of Night, mas representados apenas pelos gatos. São os gatos que escolhem seus donos e vice-versa.

Se em Harry Potter o contato com o mundo humano é feito através de visitas do bruxinho à casa de seus tios detestáveis, em Marcada acontece o contrário: são os humanos que visitam os vampiros na Morada da Noite. Zoey recebe a visita traumática de sua mãe e padrasto. Sua avó Sylvia Redbird, descendente de Cherokees e eterna apoiadora de Zoey, é quem mantém com a recém marcada vampira, sempre a confortando e dando forças.

O mistério de Harry Potter gira em torno da morte dos seus pais e do fato de que ele foi o único a sobreviver ao feitiço de morte Avada Kedrava, lançado pelo bruxo mais poderoso de todos os tempos - Lord Voldemort. Em Harry Potter, cada história tem seu clímax, mas no conjunto da história espera-se que o confronto final entre Harry Potter e Voldemort aconteça.

Em House of Night, nem todos os marcados conseguem fazer a Transformação e virar vamps (vampiros adultos). Alguns acabam morrendo antes, e Zoey presencia de forma direta ou indireta a morte de dois de seus colegas. O mistério parece girar em torno das visões de Zoey após a morte de seus colegas de internato, já que ela é a única que vê o fantasma de seus colegas e tem maus pressentimentos. Para ajudar (ou piorar), Aphrodite tem poderes de visão e, em um de seus transes, prevê que algum evento terrível está se aproximando.

O modo das autoras (mãe e filha) contarem a história é muito diferente do usado por J. K. Rowling. Em House of Night, as descrições não são tão intensas e profundas quanto parecem ser em Harry Potter. Ok, não vão dar risada disso! O que eu quis dizer é que em HP a gente pode perceber muito mais os conflitos internos de Harry. Já em House of Night, a ação tem mais destaque. A linguagem de House of Night é extremamente atual e cheia de gírias adolescentes: Paris Hilton e Gossip Girls são alguns exemplos de manias contemporâneas; e "infermo!" e "tipo assim" são expressões usadas a rodo durante toda a narrativa. E Zoey é bastante irônica, o que a faz parecer uma adolescente mais madura do que os outros de sua idade.

Outra diferença entre HP e House of Night é a perspectiva do narrador. Se em HP o narrador é apenas observador, em House of Night a narrativa é em primeira pessoa - Zoey. Isso implica em um narrador-personagem, que narra os fatos da maneira como ela entende as situações.

No começo da leitura de Marcada, confesso que não me empolguei com o fato de vampiros serem marcados e não mordidos; sobreviverem à luz do sol e não terem nehum problema com alhos e crucifixos. A narrativa só me conquistou quando os primeiros nós da história começaram a aparecer: Zoey se interessando por Erik, Zoey antagonizando com Aphrodite, Zoey entrando para a irmandande das Filhas e Filhos das Trevas e Zoey tendo descobrindo suas afinidades e tendo suas visões.

Quando é que eu vou lembrar que não sou mais adolescente pra ficar lendo esses livrinhos de contos de fadas/vampiros/bruxas? Espero que nunca!



=]

0 comentários: