Eu sei que todos os admiradores da Agatha Christie já sabem sobre a história de vida dela. Também sabem que ela é a rainha das histórias policiais e que Hercule Poirot e Miss Marple são os melhores detetives da história literária. O fato de ela ter sido esposa de um arqueólogo torna tudo ainda mais interessante, pois essa influência é visível em histórias que se passam no Nilo ou Mesopotâmia, por exemplo.
Só gostaria de deixar registrada a minha adoração por essa escritora, que me conquistou quando eu tinha lá os meus treze ou quatorze anos de idade e começava a migrar da querida Coleção Vaga-Lume para livros mais longos e mais complexos.
Minha mãe fazia parte do Clube do Livro, um esquema em que o associado precisava comprar um livro por mês para ter vantagens e descontos. Enfim... alguns dos livros que ela acabou comprando foram dois da Agatha Christie - e ela acertou na mosca quando escolheu os dois.
O primeiro livro da rainha que eu li foi "
Um gato entre os pombos". Fiquei maravilhada pelo fato de um livro sozinho juntar tantos elementos que me interessavam tanto: mistério e pitadas de cultura do Oriente Médio, por exemplo. A maneira como o mistério foi desvendado colocou Hercule Poirot no meu pedestal de heróis!
O segundo livro da rainha que li foi "
Cai o Pano". Logo o último caso de Hercule Poirot. O problema é que a história era muito mais complexa e eu não compreendi o final muito bem. Só fui entender a história anos depois, após ter lido vááaáários livros da rainha e entender quem era o Hercule Poirot. Maravilhoso! Um
gran finale para um personagem do porte de Hercule Poirot.
Confesso que prefiro muito mais as aventuras, o método e o raciocínio do Hercule Poirot do que os da Miss Marple. Não sei se o fato de ter lido a primeira história com ele tem influência nesse caso. Não que Miss Marple não seja extremamente sagaz. Sobre isso não há dúvida. Talvez Poirot seja mais cômico - sem ter a intenção de ser.
Ler os livros da Agatha Christie me fazm sentir em Londres, embora eu nunca tive a oportunidade de viajar para lá. Mas sinto como se soubesse exatamente o que é ser uma inglesa e ter o chá das cinco como hábito diário. Sinto até o cheirinho do chá e o gosto dos bolinhos! E quando um autor consegue fazer isso com o seu leitor, creio que é porque seja competente.
Do livro da rainha tiramos o nome do nosso boxer - Nêmesis. Tudo bem que jogávamos Resident Evil III na época também. Mas eu gostava do significado do nome: Anjo da Vingança. Um dos meus objetivos literários é ter a coleção completa dos livros dela.
Segue abaixo listinha dos livros que já tenho, alguns deles foram presentes de amigos que, sabendo da minha paixão por ela, cavocaram e chafurdaram sebos pra achar os livros pra mim.
* A casa do penhasco
* Morte nas nuvens
* Um gato entre os pombos
* Caio o pano
* Morte na Mesopotâmia
* A noite das bruxas
UPDATE!!! 27/05/2009:
* Treze à mesa
* Morte na praia
UPDATE!!! 04/06/2009
* Um passe de mágica
UPDATE!!! 13/06/2010
* A Aventura do Pudim de Natal
* A morte no Nilo
* Assassinato no campo de golfe
* O misterioso Senhor Quin
* Tragédia em três atos
* O mistério dos sete relógios
Li vários outros livros dela, graças a biblioteca pública municipal aqui da cidade.
Recomendo Agatha Christie com força para quem gosta de livros policiais, de detetive, de mistério - tipo Sherlock Holmes.
_________________________
Leia também:
* Vagabond Of The Western World
* English is the language