Gostou de algum artigo? Quer usar alguma imagem ou post? Clique aqui e saiba como fazer:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Agatha Christie - a Rainha



Eu sei que todos os admiradores da Agatha Christie já sabem sobre a história de vida dela. Também sabem que ela é a rainha das histórias policiais e que Hercule Poirot e Miss Marple são os melhores detetives da história literária. O fato de ela ter sido esposa de um arqueólogo torna tudo ainda mais interessante, pois essa influência é visível em histórias que se passam no Nilo ou Mesopotâmia, por exemplo.

Só gostaria de deixar registrada a minha adoração por essa escritora, que me conquistou quando eu tinha lá os meus treze ou quatorze anos de idade e começava a migrar da querida Coleção Vaga-Lume para livros mais longos e mais complexos.

Minha mãe fazia parte do Clube do Livro, um esquema em que o associado precisava comprar um livro por mês para ter vantagens e descontos. Enfim... alguns dos livros que ela acabou comprando foram dois da Agatha Christie - e ela acertou na mosca quando escolheu os dois.

O primeiro livro da rainha que eu li foi "Um gato entre os pombos". Fiquei maravilhada pelo fato de um livro sozinho juntar tantos elementos que me interessavam tanto: mistério e pitadas de cultura do Oriente Médio, por exemplo. A maneira como o mistério foi desvendado colocou Hercule Poirot no meu pedestal de heróis!

O segundo livro da rainha que li foi "Cai o Pano". Logo o último caso de Hercule Poirot. O problema é que a história era muito mais complexa e eu não compreendi o final muito bem. Só fui entender a história anos depois, após ter lido vááaáários livros da rainha e entender quem era o Hercule Poirot. Maravilhoso! Um gran finale para um personagem do porte de Hercule Poirot.

Confesso que prefiro muito mais as aventuras, o método e o raciocínio do Hercule Poirot do que os da Miss Marple. Não sei se o fato de ter lido a primeira história com ele tem influência nesse caso. Não que Miss Marple não seja extremamente sagaz. Sobre isso não há dúvida. Talvez Poirot seja mais cômico - sem ter a intenção de ser.

Ler os livros da Agatha Christie me fazm sentir em Londres, embora eu nunca tive a oportunidade de viajar para lá. Mas sinto como se soubesse exatamente o que é ser uma inglesa e ter o chá das cinco como hábito diário. Sinto até o cheirinho do chá e o gosto dos bolinhos! E quando um autor consegue fazer isso com o seu leitor, creio que é porque seja competente.

Do livro da rainha tiramos o nome do nosso boxer - Nêmesis. Tudo bem que jogávamos Resident Evil III na época também. Mas eu gostava do significado do nome: Anjo da Vingança. Um dos meus objetivos literários é ter a coleção completa dos livros dela.

Segue abaixo listinha dos livros que já tenho, alguns deles foram presentes de amigos que, sabendo da minha paixão por ela, cavocaram e chafurdaram sebos pra achar os livros pra mim.

* A casa do penhasco
* Morte nas nuvens
* Um gato entre os pombos
* Caio o pano
* Morte na Mesopotâmia
* A noite das bruxas
UPDATE!!! 27/05/2009:
* Treze à mesa
* Morte na praia
UPDATE!!! 04/06/2009
* Um passe de mágica
UPDATE!!! 13/06/2010
* A Aventura do Pudim de Natal
* A morte no Nilo
* Assassinato no campo de golfe
* O misterioso Senhor Quin
* Tragédia em três atos
* O mistério dos sete relógios

Li vários outros livros dela, graças a biblioteca pública municipal aqui da cidade.
Recomendo Agatha Christie com força para quem gosta de livros policiais, de detetive, de mistério - tipo Sherlock Holmes.


_________________________
Leia também:
*
Vagabond Of The Western World
*
English is the language

3 comentários:

Daniel disse...

Lu, ótimo post sobre uma das minhas favoritas escritoras também.
Faz tempo que não leio nada dela, mas tenho como objetivo também ter todos os livros dela, rsrsrs.
Mas prefiro, sem dúvida, a Miss Marple, acho o Poirot muito cheio de frescurinha, kkkkkkkkkkkkk.
O primeiro livro que li dela foi Testemunha Ocular do Crime, foi o que me despertou a vontade de começar a ler mais, depois fui pegando outros livros em sebos e tal, atualmente to com 12 livros dela, mas ainda faltam muitos, como sabe, kkkk; po, tinha um sebo lá no RJ, perto da escola, que era 5, 4 reais cada livro dela, eu fazia a festa, ficava sem lanchar dois dias, juntava a grana e pegava um livro dela, kkkkkkkkkk.

Po, falei demais já, eu viajo nesses assuntos. Mas aí, Lu, pensei que tivesse mais, já sei o que te dar de presente de aniversário, kkkkkkkk.

Té mais, lu, beijão

...::: A Luciana :::... disse...

Bondico... 4 ou 5 reais? Minha nossa... quero muito hein?

Beijão, Bond!

Anônimo disse...

Olá, Lu, parabéns pelo post e pelo blog. A propósito de Agatha Christie e outros temas afins, convido você e a todos para conhecerem alguns blogs de minha autoria...

A Casa Torta: O Mundo de Agatha Christie
http://acasatorta.wordpress.com

Cinema é Magia
http://cinemagia.wordpress.com

Somente Boas Notícias
http://somenteboasnoticias.wordpress.com

Televisão é Magia
http://telemagia.wordpress.com

Um abraço e sucesso sempre,
Tommy Beresford