Gostou de algum artigo? Quer usar alguma imagem ou post? Clique aqui e saiba como fazer:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cuidados com os livros: dicas para encapar e colar folhas que estão caindo - Parte I

Se você gosta tanto dos seus livros quanto eu, então deve sentir uma dor enorme no coração quando percebe que a capa daquele livro que você gosta tanto está desgastada, esfarelando, rasgando, caindo, etc...

Existem várias técnicas de encadernação. Essas técnicas são ensinadas pela Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER) em cursos durante o semestre. É claro que você tem que pagar o curso, mas em compensação aprende técnicas mais eficientes de restaurar ou encadernar seu amigo de capa pendurada.

Só que eu a) eu não moro no Rio de Janeiro pra fazer esses cursos e b) não tenho grana pra bancar um curso desses. Então, comofás? Deixo as capas penduradas e as folhas querendo fugir do meio dos livros?

Nananinanão!

Uso duas práticas bobas e fáceis para consertar meus livros e não deixá-los por aí soltando folhas e perdendo a capa. Vamos a elas:


O livro escolhido foi "... E a Bíblia tinha razão". Quem me conhece deve ter ficado tipo "ahn?". Esse livro é massa porque combina pesquisa histórica com relatos bíblicos e tem o objetivo de provar que a Bíblia traz informações geográficas e históricas verdadeiras. Herdei o livro do meu pai, e ele tá beeeem velhinho.

1) Folhas soltando.

Você vai precisar de:


* Tesoura
* Fita adesiva larga transparente



1) Olha a folha soltando...
2) Olha como eu passei a fita adesiva pela folha solta...
3) Olha eu me preparando para colar a folha de volta ao livro...
4) Olha eu colando a folha de volta no livro... uma parte da fita na folha solta, outra parte da fita que sobrou na parte colada ao livro.

Nunca, em hipótese alguma, use aquela fita adesiva larga marrom. Vai deixar seus livros com cara de "remendados", tadinhos!

Uma outra hora eu posto mais sobre cuidados básicos (leia: cuidados baratos) com os livros.

3 comentários:

Daniel disse...

Po, Lu, eu fiz isso a uns séculos atrás em alguns livros meus, mas não curti. Tipo, na hora ficou bom pra caramba, mas depois de um tempo a cola dessa fita transparente vai ficando velha e a fita vai soltando. Quando a fita solta fica uma marca feiona na folha dos livros. Tipo, justamente onde a fita colou, maior faixão marrom. Mas não sei se é assim sempre né, nos que eu fiz ficaram assim, se quiser depois te mando uma foto pra sacar.

Eu gostei mais de colar a folha solta com cola mesmo, de papel, tipo, abria o livro e jogava um cadinho de cola lá na raíz e botava a folha na posição dela e deixava secar, da um trabalhinho né. Pode acontecer de soltar de novo depois, se você não botar cola direito, tem que botar no lugar certinho pra ficar bem fixo, sem colar coisas em volta e sem marcas, rsrsrs.
Eu nem sabia desses cursos de restauração, deve ser maneiro fazer, nem tenho idéia de quanto deve ser.
Falou!

Desi disse...

ahá! te peguei na saída :p
ocultou os comentário sde lá, eu vim aqui então, tudo bem?
nossa, a Feevale ainda está com propaganda na Mtv, por isso que querem sempre aumentar as mensalidades, uahsuahsuahushauhs
beijos Lú, volta logo!

Mariana disse...

Gostei do blogue :)bj