Gostou de algum artigo? Quer usar alguma imagem ou post? Clique aqui e saiba como fazer:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

sábado, 1 de agosto de 2009

Deixados para trás por Tim Lahaye e Jerry B. Jenkins

Imagem: Submarino

Ficha Técnica:
LAHAYE, Tim e JENKINS, Jerry B. Deixados para trás. São Paulo: Hagnos, 2004.

Título original: Left Behind

Preço: R$ 45,00 (R$ 12,90 em promoção no Submarino.

Resumo no Submarino: Este thriller psicológico, baseado no Apocalipse bíblico, tornou-se uma febre nos Estados Unidos. Neste volume, milhares de pessoas desaparecem misteriosamente. A resposta surge no decorrer da narrativa, quando descobrem que o juízo final está chegando e só os puros de coração subiriam aos céus. Para o resto da humanidade, restaram pragas diversas, terremotos e um convívio com o anticristo.
__________________________________________

O meu resumo deste livro é um pouco maior, então vamos lá e vou tentar passar o menos de spoiler possível, ok?

Como todo primeiro livro de uma saga, este aqui é o responsável por nos apresentar os personagens principais e nos localizar na história. A primeira metade do livro é exatamente sobre isso. Ficamos sabendo a história do capitão Rayford Steele e sua filha Chloe, da aeromoça Hattie Durham, do jornalista Cameron Williams (Buck), do pastor Bruce Barnes, e do presidente romeno Nicholae Carpathia. Praticamente todos eles perdem pessoas próximas num fenômeno mundial em que milhões de pessoas ao redor do mundo desaparecem misteriosamente.

Ainda na primeira parte do livro, temos uma idéia do caos em que o mundo mergulha depois dos desaparecimentos. Imagine um mundo em que vários policiais, controladores e pilotos de vôo em pleno funcionamento somem, além de motoristas de ônibus, carros e trens em movimento. Todas as crianças, inclusive os fetos, desaparecem sem explicação nenhuma e na mesma hora.

Na segunda metade do livro, já cientes do caos, começamos a conhecer o caminho que os personagens trilham para tentar entender o que está acontencendo no mundo e a razão dos desaparecimentos; e tomar partido na nova ordem mundial que está se desenhando.

Bem na parte final do livro, quando já sabemos quem está de que lado, é que finalmente a ação começa a se desenrolar. Aí o livro acaba. E vem a vontade de devorar o próximo livro: Comando Tribulação.
__________________________________________

A minha humilde opinião, com spoilers:

Caí na besteira de procurar por comunidades da saga no orkut, e vi que a maioria delas tinham a ver com cunho religioso. Brochay. Esperei mais tempo do que achei que esperaria para ler o livro por causa disso.

É verdade que o livro é cheio de citações bíblicas e cita conspirações internacionais de interesses financeiros e religiosos. Também é verdade que a saga toma um rumo apocalíptico, que tem o lado do bem e o lado do mal, que a conversão das pessoas parece ser a única saída correta e digna, e a conversão ou não dos personagens principais é o que vai definir o destino deles.

Mas também é verdade que tudo isso é necessário, já que a saga é sobre o Apocalipse. Não tem como abordar um assunto desse sem lidar com elementos e fundamentos religiosos. Então, depois de chegar até o último ponto do livro, estou convencida de que não é necessário ser um religioso praticante, fervoroso ou fanático para se divertir com o livro.

Também estou convencida de que os próximos livros prometem ser mais interessantes do que este primeiro. Não é ruim, de jeito nenhum, mas é o livro que tem a responsabilidade de nos localizar na história, fazer-nos saber do que cada personagem é capaz, sua personalidade, seu modo de agir... Agora que já sabemos de tudo, acredito que os próximos livros terão mais ação e emoção.

A maneira como os autores conduzem a história é rápida. O que quero dizer com isso é que os autores não tratam da história de apenas um personagem durante o capítulo, como alguns autores o fazem. Os capítulos me parecem ter sido dividios em momentos do livro, e não em torno da história dos personagens. Durante um capítulo, é frequente ler sobre um personagem numa página e sobre outro personagem na próxima. Isso evita que a gente ache o capítulo chato, porque sempre acabamos nos apegando a determinado personagem e gostando menos de outros. Assim, não precisamos esperar um capítulo inteiro pra saber do nosso personagem favorito.
__________________________________________

Espero ter suprido a curiosidade das pessoas interessadas no livro. Recomendo para pessoas que gostam de ler sagas, se interessam por conspirações mundiais, não se importam de ler um livro que, desde o início, tende para um dos lados da história.

Abraço!

2 comentários:

Bonitas e bacanas disse...

Lu, ADORO livros de caos, fim do mundo!! Adooooooooooooooooooro.

Ai, quero esse. Será que tem frete? Pq tá barato, né? Vou lá no sub.

Só não vou ler a parte final da sua resenha, pelos spoilers.

Bjsss

Daniel disse...

Ahá ! agora esse post respondeu meu comentário no post acima, KKkkkkkkkkkkkkk

Valeu , Lu, maneiríssimo (não li a parte com spoilers)

;)